Translate

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Homem Tecnológico x Homem Espiritual

Há alguns dias me peguei pensando ... será mesmo que necessitamos de todas essas parafernálias e bugigangas eletroeletrônicas das quais estamos rodeados ??? Vivemos conectados a computadores e sistemas, adequando nosso mundo para tais "realidades".

Estamos aos poucos mergulhando em mundos  virtuais e animando avatares digitais, ou seja, criando pseudo esferas de vivência. A pergunta que não se cala na minha cabeça: não estamos replicando ou imitando algo que realmente é parte de nós mesmos ???

A tecnlogia é importante na sociedade atual, pois viabilizou uma série de coisas, recursos, possibilidades e caminhos, isto é, facilitou a nossa vida de modo geral, sem falar nos avanços da medicina e sistemas de energia. Até que ponto é salutar dependermos tão somente de sistemas artificiais ??? Será que nos transformaremos em seres cibernéticos ou ciborgs, esquecendo-nos por completo do nosso "eu" espiritual ou metafísico ???

Cuidemos pois as facilidades artificiais nos individualizam de certo modo, posicionando ou trocando-nos por bonecos ou marionetes eletrônicas, descaracterizando o ser humano, a convivência e o apego pelo próximo.

Filosofia ??? Certamente que sim, mas mais do que isso acredito que o mundo ainda irá avançar no homem-tecnológico. Devemos nos perguntar: nos transformaremos em máquinas ??? Vejamos bem ... pois haverá sistemas mecânicos e biólogicos ou biosintéticos, que poderão imitar ou compartilhar a nossa sociedade. Ficção ??? Nem tanto, já há pesquisas sérias sobre isso.

Com a evolução da pesquisa genética e substituição ou correção de genes viveros mais e sem doenças. Já pensou viver 300, 500 ou 800 anos ??? Praticamente imortais, olharemos para nosso lado espiritual ??? Viveremos juntos com os mesmos pares todo esse tempo ??? Não sei !

O ser humano ainda não conhece suas capacidades mentais, ligadas ou não ao seu espírito, ainda não utilizamos 10% da nossa capacidade cerebral, mas tal órgão é considerado uma máquina muito mais complexa e perfeita do que qualquer supercomputador existente na Terra. Então, por que não nos concentramos na velha tríade: mente, corpo e espírito ???

Há quase 3000 anos um carpinteiro que foi crucificado disse assim: "... primeiro conhece a ti mesmo ! " Nosso corpo já conhecemos bastante, analisando-o como uma máquina biológica. Mas será que realmente o ser humano conhece todas as suas faculdades e habilidades ??? De que maneira estamos conectados uns com os outros e com nosso mundo ???

Pensai !

Nenhum comentário: