Nos meses de maio a junho realizamos aqui na empresa (DMAE-POA/RS) a primeira edição do Curso de Sistemas de Telecomunicação, evidentemente voltado para os interesses do DMAE.
No curso foram abordados:
- Alocação de freqüências e aspectos legais;
- Propagação eletromagnética;
- Rádio-visibilidade;
- Considerações práticas nos enlaces na faixa de 400MHz a 3GHz;
- Desvanecimentos;
- Sistemas irradiantes;
Utilizamos nas práticas rádio-modens T96 da Dataradio e o RM2060 da AlfaComp (www.alfacomp.ind.br).
O RM2060 é um bom equipamento: pequeno, baixo custo, pois possui bons softwares de configuração e verificação da qualidade do enlace. Os programas foram bastante úteis para verificação da qualidade do enlace. Porém, o RM2060 não possui uma regulagem de sensibilidade pelo usuário. Isso ajuda quando há alguma interferência externa. Também, se analisarmos tal ajuste não é tão crítico porque o sistema Spread Spectrum, no qual o tranceptor opera, possui relativa imunidade a ruídos. A potência de 1W permite um enlace até alguns quilômetros (32km segundo o fabricante). No nosso caso, o enlace foi de apenas 8km com visada direta. Cabe colocar que testamos o equipamento com visada semi-direta e não funcionou, talvez porque a altura das antenas de teste era baixa, cerca de 2m.
Já o T96 da Dataradio também é excelente equipamento, sendo que o seu software oferece vários recursos de configuração e verificação de qualidade de enlace, menos sofisticados, porém, eficientes. Utilizamos o T96 no experimento do RM2060 e o mesmo possibilitou a comunicação, ou seja, a irradiação contornou os obstáculos. O T96 é um rádio-modem de maior custo comparando-se com o RM2060, praticamente o triplo do valor. A grande vantagem é poder operar em enlaces com obstáculos.
Os capacitandos foram muito bem, sendo que a média da turma ficou com grau "B". Foram sete técnicos que agora encontra-se aptos a realizar testes de rádio-propagação, instalação de sistemas de transmissão de dados até 115kbps em sistemas de 400MHz a 3GHz, bem como prestar relatórios de situação.
O curso teve a coordenação da Universidade Corporativa do DMAE, sendo essa a entidade que homologa as capacitações no âmbito empresarial do DMAE.
Até o próximo post !
Eng. Adriano R. Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário