É impressionante como algumas empresas públicas vem aumentando o nível de burocracia de seus processos.
Tarefas que já eram complicadas poderão se tornar ainda mais complexas e com retrabalhos desnecessários, não agregando nenhum valor ao produto final. Todo o processo comercial ou industrial deve existir agregando algum valor ao produto final de uma empresa, senão não há motivo para sua existência.
Nas décadas passadas tudo (ou quase tudo) erá feito e/ou anotado manualmente em folhas de papel. O que vem ocorrendo hoje ? Continuamos anotando e registrando muita coisa em papel e alimentando softwares e aplicativos, sendo que esse geram comprovações impressas que ainda devem ser conferidas e assinadas por diversos responsáveis.
Há alguma coisa errada ! Se na minha empresa foi implantado sistemas informatizados é porquê:
1- Quero informatizar os registros e/ou dados dos meus processos;
2- Necessito de agilidade na manipulação das informações;
3- A empresa necessita compartilhar informações de várias maneiras;
Na minha opinião, seriam essas as principais razões para a instalação de sistemas informatizados, dentre outros.
Mas o bizarro é manter os registros manuais em papel, das informações e das tarefas, e ainda agregar confirmações e/ou permissões dos softwares e aplicativos de forma impressa. O burocrata de plantão terá orgasmos múltiplos ! Sim, porque agora tenho a papelada e os softwares que geram mais papelada.
Isso é, no mínimo, anti ecológico, porque simplismente gera mais papel, que no final vai virar lixo. Sim, lixo, porque a informação poderia ser armazenada em um banco de dados sem utilizarmos papel algum. Enciclopédias já não são mais vendidas em papel, e sim em CD-ROM ou DVD-ROM.
A grande questão que fica é a de que: se eu implanto um sistema informatizado, ou seja, automatizado, por que ainda se deve manter o processo todo anotado ou impresso em papel ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário