Translate

quarta-feira, 29 de abril de 2009

O que é Site Survey ?


Em sistemas de automação industrial frequentemente utilizamos redes para comunicação entre os equipamentos envolvidos, sejam eles sensores, instrumentos analíticos, atuadores e os próprios controladores. Para isso poderemos ter uma rede cabeada (pares trançados, cabos coaxiais, fibra ótica, etc.) ou nos valermos de uma rede de comunicação sem fio, ou seja, wireless.

Para implantarmos uma rede tipo wireless, devemos saber que tipo de sistema ela poderá atender e verificarmos todos os aspectos técnicos envolvidos para sua instalação física.

Tais aspectos técnicos serão levantados via um procedimento chamado Site Survey. Na verdade, o termo não nasceu no meio de automação e controle, mas sim na área técnica de tecnologia da informação (TI). O site survey é uma metodologia que tanto se aplica a redes cabeadas quanto às sem fio.

Em pesquisa na rede mundial e em conversas com colegas da área de engenharia, tal metodologia pode mudar ou variar um pouco de autor para autor.

Segundo o Prof. José Maurício Santos Pinheiro o objetivo do site survey pode ser assim resumido:


(...)"O principal objetivo de um site survey é assegurar que o número, localização e configuração dos pontos de rede forneçam as funcionalidades requeridas e propiciem um desempenho compatível com o investimento proposto no projeto. Os procedimentos envolvidos na metodologia visam dimensionar adequadamente o local para a instalação dos equipamentos e cabos (redes estruturadas) ou de Pontos de Acesso (redes wireless), permitindo que todas as estações possam ter qualidade nas conexões e obtenham total acesso às aplicações disponíveis na rede." (...)


O Prof. também explica o seguinte:


"Podemos considerar duas modalidades de Site Survey para redes wireless:


Site Survey Indoor – Realizado para identificar a localização e o número de estações base necessárias (cobertura e tráfego previsto). Os equipamentos utilizados são basicamente um notebook ou handheld, um Access Point e um cartão PCMCIA (no caso de se utilizar um notebook) ou Compact Flash (no caso de um handheld);


Site Survey Outdoor – Além da identificação e localização dos pontos de rede, consiste em verificar se existe visada direta com o(s) Ponto(s) de Acesso Remoto(s) ou se há algum tipo de obstáculo, além de medições de prumada e coleta de outras informações relevantes ao projeto. (...)"


E nos dá uma conclusão:


"Conclusão


O site survey é um procedimento altamente recomendável para que um projeto seja elaborado adequadamente e precursor da implementação de uma infra-estrutura de rede bem sucedida. Pode ter como objetivos desde a avaliação dos resultados obtidos com as melhorias da infra-estrutura da rede até a identificação e solução de problemas de implantação.



Não existe uma fórmula específica para realizar um site survey. A melhor receita é a prática, pois cada caso é um caso e as soluções adotadas em um projeto de infra-estrutura dificilmente serão as ideais para outro. A familiaridade obtida com as peculiaridades levantadas durante esse procedimento se traduz em uma melhor utilização dos recursos, configuração bem sucedida e uma melhor localização física dos dispositivos da rede.



A documentação gerada durante a realização do site survey possibilita um planejamento mais preciso durante o desenvolvimento do projeto de infra-estrutura. Por exemplo, a avaliação física e demais informações levantadas durante a inspeção técnica complementam tanto o projeto físico quanto o projeto lógico identificando os melhores locais para a instalação dos pontos de rede e as necessidades de interfaces/segurança de cada um. A performance esperada para a rede também poderá ser verificada com maior precisão pelos profissionais envolvidos através de ferramentas específicas de gerenciamento. "


O Prof. José Maurício Santos Pinheiro é Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes, membro da BICSI, Aureside, IEC e autor dos livros:

» Guia Completo de Cabeamento de Redes
» Cabeamento Óptico


Portanto, o procedimento deve fornecer subsídios técnicos para fins de projeto, ou seja, é o primeiro passo. Também pode ser referencial para a fase de execução, ou seja, o as built.


Cabe salientar que podem existir outras interpretações ou diferentes modos quanto ao procedimento ou a metodologia, isto é, o que fazer e o como fazer ?

Nenhum comentário: