Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Emissões Eletromagnéticas: existe perigo ?


Ouço falar frequentemente que as emissões de antenas transmissoras de rádio, tais como celulares, rádiodifusão, linhas de transmissão de energia e outros que fazem mal a saúde, causam câncer, tumores e outras doenças.

Isso é um tema muito polêmico, pois até hoje não vi nenhuma pesquisa séria que comprovasse a influência das emissões eletromagnéticas na saúde humana. Existem recomendações de normas internacionais, as quais balizam o tempo de permanência em ambientes com fontes eletromagnéticas, de acordo com a intensidade e tipo de sinal (alternado ou contínuo).

A grande verdade é que estamos cercados por fontes que emitem sinais eletromagnéticos, vejamos alguns:
  • Televisores;
  • Fornos de microondas;
  • Computadores e respectivos monitores;
  • Luminárias com reatores eletrônicos;
  • Aparelhos celulares;
  • Roteadores de sinais digitais (wireless), etc.
Esses são somente alguns do meio residencial e/ou comercial, ainda não falei no meio industrial. Podemos citar, inclusive descargas atmosféricas que emitem sinais eletromagnéticos num amplo espectro de frequências.


Segundo o artigo do Eng. Eletricista Luiz Carlos da Silva Madruga, em seu artigo publicado na revista mensal do CREA-RS nº 57, não há relação direta e comprovação científica de que ondas eletromagnética tenham relação com qualquer patologia. Existem estudos e teses. A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) posiciona-se no sentido dar continuidade de pesquisas no assunto, sem uma posição definitiva sobre a questão.



Bem, se faz mal ou não, provoca ou não provoca câncer, as recomendações são as seguintes:



Para fornos de microondas: procure não ficar próximo ao equipamento quando este estiver em uso e ligue o fio de aterramento.



Para telefones celulares: se tu utilizas o equipamento frequnetemente, compre um fone de ouvido com microfone, fornecido pelo fabricante.



No caso dos computadore: aterre a carcaça do equipamento, isso minimiza bastante os efeitos que são emitidos principalmente pelas fontes chaveadas.



Reatores eletrônicos: dê preferências aos de carcaça metálica aterrando-a adequadamente. Não utilize produtos de procedência duvidosa e sem qualificação (INMETRO, por exemplo).



No caso dos televisores: basta manter uma distância adequada do equipamento, ou seja, a recomendada pelos fabricantes.



Linhas de Transmissão de Energia: via-de-regra, eu evitaria morar embaixo de uma linha de transmissão. Ao que se sabe, o campo eletromagnético pode influenciar não só a saúde dos seres humanos mas também todos os equipamentos eletrônicos da casa.



Torres de Celulares: é importante verificar as normas estaduais e/ou municipais sobre recomendações de distâncias mínimas de sistemas irradiantes para telecomunicações.




Até mais.


Eng. Adriano.

Nenhum comentário: