Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Os Princípios de Telecomunicações- Parte 1

Quando o homem se deu conta de sua inteligência, uma das primeiras coisas que se deparou foi o fato de ter que se comunicar com seus semelhantes. Seja para planejar uma caçada para matar a fome ou até mesmo defender-se.

No início a comunicação era feita com sinais de fumaça ou sons (gritos, apitos, berrantes, conchas e outros). Ocorreu que tais coisas possuíam pouco alcance e dependiam até mesmo de fatores climáticos, pois não se produz fumaça na chuva.

O tempo foi passando, e o o homem descobriu a eletricidade, o magnetismo e encontrou uma maneira de colocar informação através de meios eletrônicos, ou seja, por ondas eletromagnéticas.

O interessante disso tudo é que para enviar uma informação via onda eletromagnética é uma coisa relativamente simples. Muitos acadêmicos fazem um mistério, fazendo parecer algo de outro mundo ou mesmo bruxaria, mas não é. No mundo de hoje as telecomunicações se popularizaram de maneira rápida e surpreendente. Na verdade, hoje, o grande segredo dos pesquisadores e engenheiros de telecom reside nos softwares de modulação e compressão de dados, e não somente nos transceptores e transmissores de sinal.

Não podemos nos esquecer de alguns nomes que deram impulso aos sistemas de comunicação da era moderna, tais como: Nikola Tesla e Pe. Roberto Landell de Moura. Alguns podem dizer: e o Marconi ? O cara descobriu o telégrafo sem fio, enquanto os dois primeiros já tinham descoberto como transmitir a voz e até imagem anos antes. Para se ter uma idéia, Marconi utilizou 17 patentes (inventos) de Tesla para lançar seu telégrafo. E foi esperto, pois vendeu o sistema para diversos governos do mundo (incluindo as marinhas inglesa e norte-americana) e ganhou uma grana preta na época. Um equipamento que hoje e completamente obsoleto, enquanto a transmissão de voz e imagem ainda são alvo de inúmeras pesquisas e aprimoramentos.

Nokola Tesla, quem foi esse cara ?

Resumidamente:

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla

Nikola Tesla (Smiljan, 10 de Julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1943) foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, na Fronteira Militar, no território da actual Croácia. Era súbdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão norte-americano.Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". É mais conhecido pela suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alterna (AC), incluindo os sistemas de distribuição de energia multifásicos e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.

Depois da sua demonstração de transmissão sem fios (rádio) em 1894 e após ser o vencedor da "Guerra das Correntes", tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros electrotécnicos que trabalhavam nos EUA.Muitos dos seus primeiros trabalhos foram pioneiros na moderna engenharia electrotécnica e muitas das suas descobertas foram importantes a desbravar caminho para o futuro. Durante este período, nos Estados Unidos, a fama de Tesla rivalizou com a de qualquer outro inventor ou cientista da história e cultura popular,mas devido à sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos, Tesla caiu eventualmente no ostracismo e olhado como um cientista louco.Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos.

A unidade de SI que mede a densidade do fluxo magnético ou a indução magnética (geralmente conhecida como campo magnético "B"), o tesla, foi nomeada em sua honra (na Conférence Générale des Poids et Mesures, Paris, 1960), assim como o efeito Tesla da transmissão sem-fio de energia para aparelhos electrónicos com energia sem fio, que Tesla demonstrou numa escala menor (lâmpadas eléctricas) já em 1893 e aspirava usar para a transmissão intercontinental de níveis industriais de energia no seu projecto inacabado da Wardenclyffe Tower.

Aparte os seus trabalhos em electromagnetismo e engenharia electromecânica, Tesla contribuiu em diferentes medidas para o estabelecimento da robótica, controlo remoto, radar e ciência computacional, e para a expansão da balística, física nuclear,e física teórica. Em 1943 o Supremo Tribunal dos Estados Unidos acreditou-o como sendo o inventor da rádio.


Aguardem a Parte 2 !

Sds

Adriano

Nenhum comentário: