Como colocar informação num sistema eletromagnético via ondas guiadas ?
Essa questão eu já me fiz diversas vezes e levei algum tempo para entender, depois que se compreende a física da coisa fica mais fácil.
O magnetismo, ou a força magnética foi descoberta pelos chineses antes de Cristo. Tal força foi encontrada numa pedra ou mineral, a magnetita.
De lá para cá, descobrimos que a passagem de corrente elétrica por um condutor também produz a mesma força. Até aí não há a inserção de informação no simples fato da circulação de corrente, é apenas a energia "fluindo", provocado por uma diferença de potencial elétrico.
Entre 1871 e 1876 Alexander Graham Bell (ao lado) descobre o telefone, ou seja, uma maneira de transmitir informação em um meio físico (fios e/ou cabos). A concepção de Bell sobre a teoria do telefone era a seguinte: uma corrente elétrica pode ser feita para modificar a intensidade precisamente enquanto a densidade do ar varia durante a produção do som. Diferente do uso do telégrafo de uma corrente intermitente, o telefone exige uma corrente contínua com intensidade variante. Portanto, fazemos com que uma corrente contínua varie em amplitude ao longo do tempo. É o que fazemos quando falamos, provocamos variações de intensidade (pressão) do ar, ou seja, ondas mecânicas (som) que são entendidas como vocalização. Bell converteu essa informação física (pressão do ar variante no tempo) em sinais elétricos variantes em amplitude no tempo. No caso do telégrafo, a intermitência como foi dito antes "carrega", via uma codificação padronizada, a informação.Falemos agora um pouco de um outro grande cientista: Michael Faraday.
Michael Faraday nasceu em 22 de setembro de 1791, em Newington Butts, Surrey, em Londres. Seus pais, James Faraday e Margaret Hastwell, já tinham dois filhos, Elizabeth e Robert e enfrentavam dificuldades financeiras para proporcionar boa formação educacional para os filhos. Quando Faraday estava com cinco anos a família se mudou para Londres e o salário de James, que trabalhava como ferreiro, mal dava para sustentar a todos.A partir de conhecimentos e a descoberta do eletromegnetismo feita por Orsted, ou seja, do fenômeno do movimento da agulha de uma bússola em função da corrente elétrica que atravessava um fio próximo à bússola, com base em outros estudos (e com muita pesquisa), Faraday enuncia o seguinte: a força eletromotriz induzida (fem) em um circuito fechado é determinada pela taxa de variação do fluxo magnético que atravessa o circuito.
Também chamada de Lei da Indução de Faraday.
Então, vemos que a variação de algo provoca o aparecimento de uma perturbação em um sistema. Interessante, não é mesmo ?
Pois bem, baseado nesses conhecimentos, após o surgimento da corrente alternada, descoberta/inventada por Nikola Tesla, descobriu-se que poderíamos transmitir a energia de um sistema para outro, através da variação do fluxo magnético devido a variação da corrente elétrica, ou seja pela simples indução eletromagnética. Esse era um dos sonhos de Tesla: a transmissão da energia sem fio ou cabos. Tesla foi mais além, ele percebeu que se poderia inserir informação nessa transmissão de energia: voz, som e até imagem.
Nos dias de hoje, a transmissão de sinais sem fio é realizada de diversas maneiras, das quais destacamos:
- Transmissão eletromagnética via onda guiada com modulação em aplitude (AM);
- Transmissão eletromagnética via onda guiada com modulação em frequência (FM);
- Transmissão eletromagnética via onda guiada com modulação em fase.
No próximo post falaremos sobre essas transmissões supra.
1 abraço !
Nenhum comentário:
Postar um comentário