Translate

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Supervisórios for WEB, uma tendência REAL !

Há algum tempo atrás postei algo parecido, como me ocorreram novas idéias aqui vão mais algumas ponderações.

Via-de-Regra, em praticamente todos os Sistemas de Automação atuais, principalmente em plantas industriais complexas, é necessário um sistema de supervisão do processo, que pode ser desde um painel de luzes e sirenes até o mais moderno supervisório informatizado via CPD.

O que se pensa hoje em termos de supervisão de sistemas de automação ?

1- Sistema de Supervisão fechado, ou seja, somente os operadores autorizados e treinados possuem acesso;

2- Sistema de Supervisão hierarquizado fechado, isto é, operadores possuem acesso a determinadas partes do processo, dependendo do nível de acesso;

3- Sistema de Supervisão aberto hierarquizado: semelhando ao do item 2, também com níveis de acesso e hierarquias, mas todos os envolvidos no processo podem monitorar o processo, ou seja, poderão observar o que está acontecendo em tempo real.

Os softwares utilizados hoje habilitam várias configurações possíveis para os itens de 1 a 3, sem problemas. A grande diferença fica na compatibilidade com sistemas for WEB (hoje, uma grande tendência que veio para ficar). Tudo com uma filosofia voltada ao objeto e com possibilidades de estruturar-se bibliotecas e rotinas tipo "genéricas" (ferramenta muito útil nos sistemas atuais que possibilitam a utilização do código em diversas aplicações).

Como eu havia postado anteriormente:

Softwares Supervisório tipo SCADA que não "conversam" com a WEB considerem-se obsoletos !

A grande "barbada" é que podemos compatibilizar softwares e/ou aplicativos proprietários (aqueles sob licenças) com sistemas "for web" do tipo livres. Algo interessante é implantar um sistema dedicado para o processo, utlizando poucas licenças e depois um aplicativo tipo "for web" livre para toda a rede corporativa de uma empresa, por exemplo.

O que se verá nas telas de um supervisório web serão informações provindas do sistema de automação dedicado (via banco de dados, por exemplo). Portanto, as informações da planta devem ser obrigatoriamente exatas. Se tivermos essa certeza, o supervisório poderá, sem dúvida, ser implantado em qualquer plataforma, guardados os devidos cuidados na manipulação dos dados.

O que falta ou faltaria para uma implantação de um supervisório for web completo ?

No meu ponto de vista, os sistemas deverão "conversar" com os equipamento de campo, ou seja, principalmente com os CLPs (controladores lógicos programáveis) e/ou seus acessórios. Na verdade, estamos falando de sistemas de alto nível conversando com os nível intermediário. Isso é algo simples de se implantar.

Duas coisas importantes:

1º) Implantação do sistema de supervisão for web com banco de dados estruturado;

2º) Implantação de um Editor para podermos ampliar ou reduzir o sistema, ou mesmo editar qualquer outro objeto.

Sendo assim, portanto, não há porque não utilizar sistemas do tipo "free", para um browser Mozila, para navegarmos e monitorarmos uma planta industrial, ou até mesmo sistemas em linux e bancos de dados tipo my-sql. Poderemos operar uma planta industrial, com segurança, em casa, bebendo um suco de laranja e lendo nosso e-mail, que tal ?

Sds

Adriano

Nenhum comentário: