Translate

sábado, 6 de março de 2010

Os Princípios de Telecomunicações- Parte 4

Na Parte 3 vimos resumidamente a modulação em amplitude, sendo que tal técnica é utilizada até os dias de hoje, por ser relativamente simples de ser implementada.

Mas vamos a 4a parte:

Na modulação em frequência, que é uma classe da modulação angular, a informação é inserida pela mudança de frequência ao longo do tempo. Cada mudança pode significar varias coisas, dependendo do tipo de informação que se estiver transmitindo e recebendo: voz, música, dados, imagem, etc..

A característica marcante e que viabiliza a modulação em freqüência é o fato de que ela representa uma melhor discriminação ao ruído e interferências que a modulação linear, possibilitando uma melhor qualidade do sinal transmitido.

O esboço de um sinal modulado em AM e FM é apresentado abaixo para ilustrar a diferença que existe entre os dois processos, o sinal modulante é uma dente-de-serra. A medida que a onda dente-de-serra aumenta sua amplitude, o sinal de FM oscila mais rapidamente, mas com amplitude constante.

 Modulação em Freqüência. (a) Sinal modulante; (b) Sinal modulado em AM;
(c) Sinal modulado em FM

É interessante notar que: em AM o sinal modulado acompanha a rampa do sinal modulante, ou seja, verifica-se uma envoltória. Já no sinal em FM as características mudam de tal maneira que a frequência aumenta na razão direta em que o sinal modulante também aumenta (ou diminui).

A grande vantagem de se operar em FM está justamente na sua característica de discriminação do ruído, por isso é ideal em aplicações onde são exigidas alta fidelidade, por exemplo, na transmissão de som ou imagem.

Como opera normalmente em frequências mais altas (na ordem de MHz ou mais) podemos transmitir uma quantidade maior de informação, ou seja, podemos, por exemplo, transmitir música em dois canais (esquerdo e direito), gerando o que se conhece por transmissão estereofônica. Podemos também transmitir imagem e som simultanemente, estereofônico ou em dois ou mais canais. A TV da sua casa, por exemplo, é um receptor de FM, com imagem e som. Futuramente, os sinais serão todos trocados para o padrão digital, mas isso nós iremos falar detalhadamente mais tarde. Hoje os sinais permanecem no padrão analógico, mas já com estações transmissoras irradiando o padrão digital.

As desvantagens de se operar em frequência modulada são:
  • Possui menor alcance de transmissão, pois necessita de visada;
  • Efeito de captura. Esse efeito ocorre da seguinte maneira: se existirem dois ou mais sinais de FM emitidos na mesma frequência, o receptor de FM irá responder ao sinal de maior potência e ignorar os menores (os restantes).
Abaixo segue mais uma figura para ilustrarmos o assunto:


Note que a variação da frequência (output) acompanha a variação da amplitude do sinal (signal).

Por fim, hoje o que se nota é que houve (e vem ocorrendo) uma mudança do padrão de modulação em amplitude para o FM, em função das vantagens de se poder obter melhor qualidade (fidelidade) da transmissão e recepção dos sinais. Note que o dial do seu rádio FM está bem mais cheio do que há 10 anos atrás.

Um abraço !

Adriano

Nenhum comentário: