Translate

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

The ultimate water-system communication network - Part 2 e 3.

O texto a seguir é um artigo muito interessante sobre sistemas de comunicação, com tradução livre de minha autoria.

The text to follow is a very interesting article on communication systems, with free translation of my authorship.

Autoria/Authorship: Dan Paladino

Dan Paladino é gerente de desenvolvimento de negócios de utilidades da FreeWave Technologies, Inc., com matriz em Boulder, Colorado, EUA, fabricante de produtos e equipamentos de dados via wireless para todo o mundo. Contato: (303) 381-9291 (EUA) ou dpaladino@freewave.com



2- Projeto Orçamentário e Limitações

Nada desmonta mais rapidamente uma grande planta do que a falta de dinheiro (apenas pense sobre aquelas férias ou o seu novo barco que você se promete sempre). O orçamento é sempre a “etapa número dois” para uma razão. Após ter determinado suas necessidades, você sabe melhor o que se pode gastar. Essa pode ser a área mais confusa porque são muitos os custos que estão escondidos na apresentação real e na sustentação a longo prazo de um sistema.

Geralmente, durante o ciclo ou fase de compra, você começa com citações, justifica o custo – em alguns momentos às expensas de um caixa único - e então você submete o pedido para a aprovação de orçamento e espera o dinheiro (verba) ser distribuídos. Infelizmente, o custo da compra (incluída no orçamento é importante) é diminuído, às vezes, pelo custo de manutenção e/ou operação do sistema (orçamento de funcionamento).

Conheça bem o suporte disponível do vendedor e do fabricante. Isso inclui garantias e promessas. Lembre-se que um dia aquele vendedor agradável pode mudar, ou o fabricante que vendeu o equipamento pode ser adquirido por uma outra companhia, e você não quer ter que comprar o que foi prometido como parte desse negócio.

3- Conheça o Mercado e Tecnologias Disponíveis

É aqui que a “porca torce o rabo”. É o momento de pesquisar todas as opções disponíveis, para verificar o que está realmente disponível agora e no futuro. Não caia na velha conversa: “nós iremos liberar a execução no próximo ano”. “Comprar com cautela” é um ditado popular por uma razão.

Aprenda com o mercado: converse com colegas de trabalho da sua empresa. Participe de encontros de associações, simpósios e seminários. Paralelamente, entre em contato com fabricantes. Lembre-se, nem todos os fabricantes conhecem suas especificações e suas necessidades.

Apenas porque um vendedor não chamou você não significa que ele ou ela não tem o que você quer ou necessita. Os meios de comunicação de hoje podem ser feitos de várias maneiras possíveis. Cada fabricante ou tecnologia possui suas vantagens e desvantagens.

É muito importante também saber e lembrar-se que não existe um único produto – e provavelmente não apenas um único fabricante – que pode atender as suas necessidades. Isso porque o processo inicia com o passo 1 anterior: “Identificar suas Necessidades, Objetivos e Limitações”.

Conheça os prós e contra das tecnologias. Investigue as várias opções possíveis. Dê uma olhada em comunicação serial, Bluetooth, Ethernet, Microwave, landlines e redes de celulares – tudo que esteja disponível. Certifique-se de conhecer as limitações de cada uma delas. Essas limitações incluem: custos (instalado e em curso), confiabilidade, obsolescência, capacidades e flexibilidades. Também conheça os benefícios de cada uma delas. Como os produtos se comportam ao longo dos anos ? Os fabricantes fornecem suporte aos seus produtos e cumprem suas promessas ? Essas tecnologia podem ter seus finais de vida comprovados (end-of-life) ?

O próximo passo, porque você provavelmente não irá expandir de uma vez uma rede de comunicação, é saber como produtos de gerações diferentes, de uma mesmo fabricante, irão interagir entre si. Se, por exemplo, um fabricante de rádio possui um modelo que não é compatível com a geração atual e nem com as futuras, você poderá ter um problema quando necessitar expandir a sua rede em três ou quatro anos.

Entenda como combinar tecnologias para atender as suas necessidades. Se você precisar acesso móvel para seu sistema ou rede de controle e aquisição de dados (SCADA), encontre alguém que ofereça exatamente isso. Se você dispõe de uma torre/antena de microondas instalada, use-a. Redes de rádio licenciadas sobrepostas são mais lentas se compararmos com as FHSS, ou seja, 902 a 928 MHz, com sistemas de encriptação AES.

Saiba que você pode instalar rádios com I/Os remotos (sinais analógicos e digitais, ou seja, 4 ~ 20 mA ou 1 a 5 V), providos de relés de contatos ou outros dados sem a adição de um CLP ou URT. Essas tecnologias têm avançados ao longo dos últimos anos, portanto, esqueça os velhos conceitos e percepções e aprenda como as tecnologias atuais podem trabalhar para você.

Nenhum comentário: