Translate

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Equipamentos Wireless: Algumas Dicas Quentes !

Ouço e verifico que muitas pessoas hoje já estão (ou vão em breve) fazer uso de sistemas wireless, ou seja, para dados, voz, imagem e outros. Também verifiquei que muitos equipamentos são classificados de acordo com conceitos muitas vezes subjetivo,s baseados no "eu ouvi falar", "meu amigo comentou..." e por aí vai.

Na minha opinião, existem equipamentos com mais ou menos recursos, com melhor ou pior suporte do(s) fabricante(s). A dica é sempre procurar equipamentos que possuam os recursos necessários para a aplicação que se deseja com um bom suporte. Lembre-se que cada equipamento é destinado para uma determinada gama de aplicações.

Case D-Link

Tomemos com exemplo o equipamento D-Link, modelo DIR-300. É um bom Gateway para uso residencial, taxa de 54 Mbps, barato e com boa realção custo x benefício. Trocando-se a antena de 2 dBi por uma de 5 ou 7 dBi, pode -se melhorar o desempenho do dispositivo (eu mesmo fiz essa experiência e obtive um ganho em torno de 25% com obstáculo). O equipamento suporta, na prática, até 4 ou 5 PCs conectados. O DIR-300 possui função de Access Point mas, nesse caso, o reteamento deverá ser executado por um roteador externo. O DIR-300 não é um equipamento tipo profissional, para ser utilizado em uma LAN House, por exemplo, onde poderemos ter várias máquinas conectadas ao mesmo tempo.

Do mesmo fabricante podemos citar também o DWL-2100AP, um access point de uso , ao meu ver, semi-profissional. Ele foi projetado, segundo a própria D-Link, para ser o repetidor do DI-624 (um gateway de 108 Mbps). O 2100AP pode ser utlizado como: AP, Client, AP+WDS, Repeater e WDS, ou seja, um 5 em 1. Possui também um sistema survey embarcado em seu software, o que facilita a localização e o status de redes wi-fi próximas, ou seja, não é, em princípio, necessário ter instalado NetStumbler nem o VistaStumbler em seu sistema operacional. O DWL-2100AP já pode ser utlizado em uma pequena LAN House, com até 10 PCs, por exemplo. E ainda pode-se montar redes distribuídas com o uso da função WDS embarcada no produto.

Suporte Técnico

Falei em suporte no início. A D-Link disponibiliza no seu portal as atualizações de firmware e tutoriais específicos para algumas aplicações dos equipamentos.

Cuidados devem ser tomados:

1) Ao necessitar trocar o firmware de qualquer equipamento (não somente da D-Link), entre em contato com o SAC, pois caso o procedimento seja feito sem o conhecimento nem protocolo da empresa acarretará a perda da garantia, pois há equipamentos que possuem até 3 anos.

2) Nem sempre o problema é no firmware. Na maioria das vezes noto que o(s) problema(s) são de má configuração do equipamento ou do sistema operacional, salvo nos casos onde há defeito eminente. Há alguns modelos chatos para configurar, realmente. Em se tratando de equipamentos de rede eu recomendo algum conhecimento do assunto, incluindo roteamento.

3) Nem todos os modelos são compatíveis com o Windows Vista, solicite informações no SAC do fabricante.

Em se tratando de suporte: no caso a D-Link, eu considero que há bons e maus atendentes, como em qualquer call-center. Tive uma questão assim: eu queria configurar o DWL2100AP em modo client, ou seja, colocar o equipamento como se fosse a minha placa wi-fi. Liguei para o SAC D-Link. Creio ter conversado com uns 5 atendentes diferentes, somente o último me deu uma dica e acabei descobrindo sozinho o problema, ou seja, configuração do Windows, no meu caso o Vista.

Moral da história: o SAC ajudou ? Sim, mas tive que conversar com várias pessoas.

Fóruns de Discussão na Internet

São uma boa alternativa. Mas também não são todos que conhecem profundamente os equipamentos, não somente da D-Link. Há muitas marcas e modelos de Gateways e Access Points. Por isso eu recomendo:

1) Saber e conhecer o equipamento que você quer adquirir. Na maioria das vezes os manuais estão disponíveis na Internet, no sites dos fabricantes. Peça recomendações de marca e/ou modelos.

2) Antes de sair postando dúvidas procure verificar se já há alguma dúvida parecida com a sua respondida anteriormente.

3) Explique e esclareça seu problema com clareza, narrando-o detalhadamente para economizar tempo e para que os outros também o ajudem de maneira objetiva.

4) Cuidado com as dicas sobre atualização de firmware, conforme comentei acima. Se o equipamento está em garantia evite o procedimento.

Fornecedores

Procure por vendedores e lojas idôneas e com fornecimento de nota fiscal, mesmo que isso acarrete pagar um pouco mais pelo produto. Se optar pela compra via internet, certifique-se da honestidade da loja e recomendações em outros sites de busca (buscapé, por exemplo). Verifique os procedimentos de troca no detalhe. Lembre-se: não compre tão somente pelo preço, mas também pelas garantias, pois a nota fiscal é a sua garantia junto ao fabricante do produto. Em caso de não fornecimento do documento o fabricante pode se eximir da responsabilidade sobre quaisquer garantias.


Nenhum comentário: