Translate

terça-feira, 1 de abril de 2008

Automação de Sistemas: quando é necessária ? Parte 2

Kick-off Meeting ! O que é isso ?

Nunca ouviu falar disso ?


Pois é o primeiro passo para se buscar bons resultados em Automação de Sistemas !

Significa, trocando para português, o "pontapé inicial", ou seja, os primeiros passos e reuniões com o(s) grupo(s) de trabalho. Normalmente, é uma reunião onde são formalizados e/ou decididos os rumos e/ou diretrizes que se quer buscar.

Com as diretrizes e as funções de cada participante definidas, passemos aos estudos de como viabilizar técnica e financeiramente o projeto.

A Técnica:

Quais as tecnologias disponíveis no mercado ? Nesse momento não se decide por nenhuma, basta sabermos o que existe e atende a nossa necessidade.

A Verba:

Tudo no mundo custa dinheiro. Portanto, devemos saber o quanto temos para gastar e qual é o espaço de tempo que teremos para completarmos o projeto. Tempo = $$$ !

De posse desses dados, o grupo de trabalho deve reunir-se novamente e avaliar a melhor relação custo x benefício, ou seja, a Técnica x a Verba. Portanto, a melhor técnica possível com a verba disponível, em determinado espaço de tempo.

Isso tudo parece evidente, mas muitas empresas não se detém nesse detalhes iniciais. O estudo da técnica e da verba irá, consequentemente, nos levar a um projeto ou estudo basico (um anteprojeto). Essa fase é crucial, pois ela fornecerá subsídios para o projeto executivo bem feito e bem detalhado. É bem mais fácil mudar algo no papel do que depois de implantado, ou seja, o prejuízo é bem menor ou insignificante.

A empresa Volvo, por exemplo, leva de 2 a 5 anos bolando e projetando um automóvel. Somente após esse tempo e com inúmeros testes, quem sabe, o produto irá ser produzido e vendido ao consumidor final.

No Japão demora-se até 5 anos para projetar-se uma planta industrial e 2 anos para construí-la. No Brasil leva-se 1 ano
(ou menos) para o projeto e 10 anos para execução. Onde reside o problema ? Pense...

Outro fato importante no assunto Automação: a inesperiência ou incompetência dos projetistas. Vários profissionais, de várias áreas, tais como: Engenharia Civil e Arquitetura, acham-se capazes de desenvolver sistemas de automação industrial, sem ter qualquer formação e aprofundamento no curso de graduação. Portanto, devemos procurar técnicos especializados no assunto, avaliando em que projetos já trabalharam e o que exatamente fizeram.

Aguardem a Parte Final !

Sds

Adriano

Nenhum comentário: